Revolução Constitucionalista de 1932

A Revolução Constitucionalista de São Paulo


     A Revolção Constitucionalista de São Paulo teve como objetivo a retirada de Getúlio Vargas do Governo Provisório e tornar oficialmente público a nova constituição para o Brasil. 
   A Revolução de 1932 ocorreu devido a Revolução de 1930, a que acabou com a faculdade e impediu a posse do ex-presidente Júlio Prestes do estado de São Paulo, e também acabou com a república velha tirando o poder do presidente Washington Luís e iniciando o Governo Provisório, onde Getúlio Vargas teve o poder depois de ter perdido as eleições de 1930.
   Foi o último combate armado que houve no Brasil e a primeira revolta contra o governo de Getúlio Vargas.
   Foram 87 dias de conflitos (entre os meses de Julho e Outubro), 934 mortos. Depois da Revolução de 1932, o estado passou a ser governado por paulistas.
   Os paulistas consideram a Revolução de São Paulo o maior movimento cívico de sua história, por este motivo, 9 de Julho é feriado no estado devido o início da Revolução de 32. 
   A lei 2.430, de 20 de Junho de 2011 inscreveu os nomes Martins, Miragaia, Dráusio e Carmago, (o MMDC) no livro dos Heróis da Pátria, pelo fato desles terem sido os heróis paulistas da Revolução de São Paulo.




Escrito por: Luana Melo
                              Texto Adaptado: http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Constitucionalista_de_1932
Imagem: http://blog.myheritage.com.br/revolucao-constitucionalista-de-32/