Cronologia

Tempo Cronológico da Era Vargas


1930 – Eclode a revolução de 30. Um grupo de militares exige a renúncia do presidente Washington Luís. Getúlio assume o Governo Provisório depois de ter disputado e perdido a eleição para o paulista Júlio Prestes.
1931 – É promulgada, em março, a Lei de Sindicalização, subordinando os sindicatos ao Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, recém criado.
1932 – Promulgação do Código Eleitoral que cria a Justiça Eleitoral e institui o voto secreto e o voto feminino. Em 9 de julho, eclode a Revolução Constitucionalista em São Paulo, que é derrotada pelo Governo Provisório em outubro.
1933 – Em março, realizam-se eleições e, no dia 15 de novembro, instala-se a Assembléia Nacional Constituinte.
1934 – Em julho, a Assembléia Nacional Constituinte promulga uma nova Constituição e elege Getúlio presidente da República.
1935 – Grupos ligados à Aliança Nacional Libertadora (ANL) promovem revoltas em quartéis de Natal, Recife e Rio de Janeiro, num episódio que ficaria conhecido como Intentona Comunista.
1937 – Instauração da Ditadura do Estado Novo. Uma nova Constituição é outorgada no Brasil. O Congresso é fechado e os partidos políticos extintos.
1938 – Integralistas atacam o Palácio Guanabara onde se encontravam o presidente e sua família.
1939 – Criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) com o objetivo de difundir a ideologia do Estado Novo junto às camadas populares. Tem início a Segunda Guerra Mundial.
1940 – No Dia do Trabalho, a lei do salário mínimo, de 1939, entra em vigor.
1941 – Criação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Instalação, em todo país, da Justiça de Trabalho (CLT).
1942 – O Brasil declara guerra ao Eixo, completando seu alinhamento aos Estados Unidos.
1943 – No dia do Trabalho, é anunciada a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).
1945 – Criação do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Em 29 de outubro, Vargas é deposto pelo Alto Comando do Exército. O general Eurico Gaspar Dutra é eleito presidente e Vargas, deputado e senador pelo Rio Grande do Sul e São Paulo.
1946 – Dutra toma posse em janeiro. Em setembro, a Assembléia Nacional Constituinte promulga a nova Constituição.
1950 – Candidato pelo PTB, Vargas é eleito em outubro presidente da República.
1951 – Getúlio toma posse e privilegia medidas que considera necessárias para a industrialização do país.
1952 – Vargas inaugura o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE) e estatiza a geração de energia elétrica, decidido a lutar pelos interesses nacionais.
1953 – João Goulart (PTB), ministro do Trabalho, propõe aumento de 100% do salário mínimo. É criada a Petrobrás e instituído o monopólio estatal na produção do petróleo. Essas medidas provocam a reação dos conservadores liderados pela UDN.
1954 – Atentado contra Carlos Lacerda (UDN) no dia 5 de agosto resulta na morte do major-aviador Rubem Vaz e desata a mais grave crise político-militar do governo Vargas. Na madrugada de hoje, durante reunião ministerial no Palácio do Catete, Getúlio foi pressionado a renunciar, mas escolheu a via da licença temporária do cargo. Os militares descartaram a licença e insistiram com a renúncia. Horas depois o presidente suicidou-se. Tinha 71 anos.

Texto:  http://juliermetorres.blogspot.com/2009/08/cronologia-da-era-vargas.html
Imagem: http://adifaamada.blogspot.com/2011/07/cyll-farney-e-neide-aparecida-eles.html