O Estado Novo

O Estado Novo e A segunda Guerra Mundial
O Brasil na segunda guerra mundial durante o Estado Novo

   O estado novo também conhecido como o governo ditatorial. No periodo de 1939 a 1945, os confrontos provocados pela segunda guerra mundial, incentivaram as potências do eixo a ficarem contra as potências aliadas.
   O governo brasileiro se manteve neutro na guerra apesar de ter certas afinidades com os fascistas, mas sua intenção maior era se aproveitar do conflito para ganhar vantagens ecônomicas e politicas, por isso que no ministério de Vargas, tanto havia simpatizantes do eixo quanto defensores das potências aliadas.
   Em 1941, o governo brasileiro fez acordos internacionais para apoiar os aliados, mas em troca desse apoio queria conseguir dos Estados Unidos uma grande parte do financiamento para a construção da siderúrgica de Volta Redonda, uma obra que foi muito importante no processo de industrialização do Brasil.
   A segunda guerra mundial mudou a vida dos brasileiros que foram lutar na Europa, mas também fizeram parte do cotidiano a mobilização dos trabalhadores do Norte e Nordeste para explorar os seringais, produzir borrachas na Amazônia, proibir os imigrantes e seus descendentes de falarem a lingua alemã, italiana e japonesa, e a falta de alimentos para abastecer os moradores das cidades.


Escrito por: Daniela Alves
Texto adaptado: Livro Saber & Fazer História, Gilberto Cotrim e Jaime Rodrigues
Imagem: http://nataliasaito.blogspot.com/2011/05/durante-o-estado-novo-1937-1945-o.html


O fim do Estado Novo

   Os grupos liberais se aproveitaram de certa forma da guerra e da Vitória contra o nazifascismo na Europa, para combater o Estado Novo. Vargas decidiu se antecipar e liderar a abertura democrática, pois soube que as oposições estava se movimentando para derrubá-lo.
   No dia de 2 de dezembro de 1945 estava marcada as eleições presidenciais que tenham como concorrentes três candidatos: o general Eurico Gaspar Dutra, pelo PSD com apoio do PTB e também do partido social progressista que era liderado pelo politico paulista Ademar de Barros, o brigadeiro Eduardo Gomes pela UDN e o engenheiro Yedo Fiúza pelo PCB.
   O governo aproveitou seu prestigio popular em junho de 1945 para decretar a lei Antitruste, lei essa, que dificultaria as atividades do capital estrangeiro no Brasil. A mesma provocou forte reação de empresários estrangeiros, principalmente os que tinham suas matrizes nos Estados Unidos.
   Em 29 de outubro de 1945, os exércitos liderados pelos generais Gois Monteiro e Eurico Gaspar Dutra cercaram o palácio do catete sede do governo, Rio de Janeiro, obrigando Vargas a renunciar a presidência, com isso o Estado Novo chegava ao fim, Vargas foi afastado do poder sem receber nenhuma puniçao politica, e foi para sua fazenda, em São Borja, no Rio Grande do Sul, e o general Dutra venceu as eleições presidenciais usando o prestigio de Ex-presidente.

Escrito por: Daniela Alves
Texto adaptado: Livro Saber e fazer História, Gilberto Cotrim e Jaime Rodrigues