A época das "Cantoras de Rádio"

A época das Cantoras de Rádio




   Nos anos 1930 e 1940, o Brasil conheceu uma intensa vida dultural, embora o DIP (departamento de imprensa e propraganda) os controlassem fortemente. Um dos divertimentos preferidos da população era o rádio, com seus programas de auditório, novelas e etc.
    O rádio representou um importante veiculo para a divulgação da música popular brasileira. Graças ás ondas do rádio muitas cantores como: Carmem Miranda, Orlando Silva, Emilinha Borba, Marlene e muitos outros se popularizaram.
   Em virtude do rádio, dos desfiles das escolas de samba e dos bailes, o samba passou a ser bem valorizado. Por causa da interpretação da cantora Carmem Miranda, Dorival Caymmi passou a ser reconhecido nacionalmente com a música: o que é que a baiana tem? 
   Importantes obras foram lançadas na literatura como: Vidas secas (Graciliano Ramos), A estrela sobe (Marques Rabelo), Terras do sem fim (Jorge Amado), entre outras. Em São Paulo, o estádio do Pacaembu ficou lotado para a apresentação de um dos mais populares esportes do país: o futebol.

Escrito por: Elaine Fernanda
Texto adaptado: Livro História das cavernas ao terceiro milênio, Myriam Mota e Patricia Ramos
Imagem: http://ulyssesdorego.arteblog.com.br/r355/GRANDES-NOMES/105/