Propaganda e Imagem do Governo Vargas

Propaganda e Imagem do Governo Vargas


   Na década de 1930 e 1940, existia uma estrtégia comum a grupos de ditatores da época, como o italiano Mussolini, o alemão Hitler, o soviético Stalin e o argentino Perón. No ano de 1931, a propaganda de governo no Brasil era feita pelo departamento oficial de propaganda, que em dezembro de 1939 foi substituido pelo departamento de imprensa e propaganda (DIP).
   Os funcionários do departamento de imprensa e propaganda, eram ligados a presidênica da república coordenavam a propaganda oficial e censuravam as obras literarias e os trabalhos artisticos, como filmes e peças teatrais e discos musicais e os meios de comunicação em massa, como o rádio e os jornais. No DIP, eram feitos e distribuidos milhares de cartazes que apresentavam Vargas como "salvador da pátria".
   No DIP, os seu técnicos produziram também o programa Hora Brasil, que as rádios de todo o país eram obrigadas a transmitir. A hora do Brasil era conhecida também era chamada de "hora da desliga" ou "o fala sozinho", ja que muita gente desligava seus aparelhos no horário das transmissões que era substituto do programa "a voz do Brasil".
   Também em 1934 teve um órgão importante na exaltação da imagem dos membros do governo, foi o ministério da educação e saúde, chefiado no ano de 1934, por Gustavo Capanema, um dos principais assessores politicos de Vargas, em sua longa permanencia no poder, uma de suas idéias era a criação de um modelo único de educação para o Brasil.

Escrito por: Flávio
Texto adaptado: Livro- saber e fazer história, Gilberto Cotrim e Jaime Rodrigues, 6ª edição 
Imagem:http://geopoliticadopetroleo.wordpress.com/2010/08/24/24-de-agosto-de-1954-o-suicidio-do-presidente-getulio-vargas-e-a-luta-pelo-petroleo-no-brasil/