Fases do Governo Vargas

O Governo Provisório de Vargas (1930-1934)



   Getúlio Vargas procurou atender todas as reivindicações das forças politicas que lhe deram sustentabilidade para o seu governo, e recebeu todo o poder necessário para a junta governativa.
   Uma das primeiras medidas que o governo provisório assinou foi a constituição de 1891, pelo decreto nº 19.398, que dissolveu o poder legislativo nas instâncias federais, estaduais e municipais.
   Ele promulgou o código de interventores, que legalizou e definiu a competência dos tenentes como substitutos dos antigos governadores dos estados.
   A partir de 1931, depois da crise que aconteceu nos Estados Unidos em 1929, o preço do café caiu quatro vezes mais do seu valor principal, depois disso decidiu comprar e queimar milhares de sacas do produto.


Escrito por: Fabiana Melo
Adaptado do texto:
Imagem: http://cafehistoria.ning.com/photo/1980410:Photo:185?context=top
O Governo Constitucional de (1934-1937)

   O governo Vargas nesse período assinou várias reivindicações dos constitucionalistas, como: o voto universal direto, secreto e facultativo a todos os brasileiros maiores de 21 anos (incluindo as mulheres) com exceção dos analfabetos, mendigos, soldados e padres.
   No dia 15 de Novembro de 1933, teve início os trabalhos da assembleia constituinte, eles foram divididos em dois grupos: os deputados eleitos pela representação dos estados e os deputados eleitos pelos sindicatos profissionais, chamados deputados classistas.
   Ele também diminuiu a jornada de trabalho para 8 horas diárias, introduziu o salário mínimo, proibiu o trabalho de menores de 14 anos, criou o repouso semanal remunerado, férias anuais remuneradas e indenização  por dispensão de justo causa.
   O governo também privilegiou os ensinos superiores e secundários, defendeu o ensino religioso nas escolas particulares e públicas.


Escrito por: Fabiana
Adaptado do texto:
Imagem:


O Governo Ditatorial (1937-1945)



   Em 1994 com as regras constitucionais definidas, Getúlio Vargas tinha seu mandato presidencial, que terminaria em 1938, que era proibida a reeleição imediata. Chegando as eleições Getúlio Vargas iniciou sua campanha eleitoral, porém Vargas já preparava um golpe de estado para se manter na presidência da república.
   Em Setembro de 1937, foi descoberto um perigoso plano comunista, pelos homens do serviço secreto do exército, esse plano era chamado de "Plano Cohen", cuja a intenção era destruir o regime democrático. Tratava-se de um documento falso que foi farsa tramada pelo próprio governo, o falso plano foi usado para decretar estado de guerra, levando a prisão de muitos adversários do governo.
   No dia 10 de Novembro de 1937, o presidente ordenou que os militares cercassem o congresso nacional. O legislativo foi fechado e impôs-se uma nova constituição substituindo a de 1934. Assim, teve grande inicio o governo ditatorial de Vargas, também conhecido como Estado Novo.
   Os estados brasileiros perderam sua autonomia, e seu comando foi entregue a interventores da confiança do presidente. Em todas capitais, simbolizando o fim do federalismo, foi queimadas as bandeiras estaduais em cerimônia pública. Durante o estado novo a policia politica do governo central foi comandada por Filinto Müller, politico e militar simpatizante nazista. Nesse período, ele perseguiu, prendeu e matou milhares de pessoas.

Escrito por: Flávio
Texto adaptado: Livro- saber e fazer história, Gilberto Cotrim e Jaime Rodrigues, 6ª edição 
Imagem: http://www.grupoescolar.com/materia/getulio_vargas.html